
Na manhã de sábado, 10 de setembro de 1864, o Centro do Rio Antigo acordou como o coração de um Império que ainda parecia seguro de si.
Na Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março, caixeiros abriam os sobrados comerciais enquanto carroças, animais, carregadores e escravos de ganho disputavam passagem pelo calçamento. Da Alfândega chegavam notícias de navios e mercadorias. Na Rua do Ouvidor discutiam-se política, câmbio, café e os últimos boatos da Corte. Perto dali, os sinos das igrejas continuavam marcando as horas de uma cidade em que comércio, religião e poder caminhavam quase sempre pelas mesmas ruas.
A região da Candelária – bancária, por excelência, desde o século 19 até logo antes da pandemia – dominava aquele pequeno universo de banqueiros, negociantes, armazéns e repartições. Na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, espremida entre a Rua do Ouvidor e o antigo Becco da Lapa — hoje a pequena Travessa do Comércio — rezavam os comerciantes que davam nome à Irmandade. A poucos passos estavam o Paço, a Praça do Comércio, o porto, os trapiches e algumas das maiores fortunas do Brasil.
Tudo parecia funcionar normalmente, até que, por volta das dez horas da manhã, os caixas da conceituada e popular Casa Bancária Antônio José Alves Souto & Companhia deixaram de pagar. Foi naquele momento que o dinheiro pareceu desaparecer do Centro. Ou melhor… da Cidade.
A notícia de que a Casa Souto havia suspendido suas atividades correu, segundo os relatos posteriores, com a velocidade do vento. Ainda naquele sábado, uma multidão se comprimia na Rua Direita. Uns queriam retirar depósitos. Outros tentavam descontar letras. Muitos traziam nas mãos papéis que, até algumas horas antes, pareciam valer dinheiro e agora poderiam não valer coisa alguma.
Não era apenas a falência de um banqueiro – então o maior banqueiro particular do país. Era o começo do maior pânico financeiro vivido pelo Brasil imperial.
O banqueiro em quem o Rio confiava
Antônio José Alves Souto era um português que alcançara no Rio uma posição extraordinária. Negociante de grosso trato, exportador de açúcar, corretor de fundos e presidente da histórica Real e Benemérita Sociedade de Beneficência Portuguesa – um dos maiores hospitais de caridade do país à época, acumulou fortuna, propriedades, condecorações e prestígio social. Era proprietário, entre outros bens, da Fazenda Bela Vista, na Serra da Tijuca.
Sua casa bancária funcionava na Rua Direita, que era o principal endereço financeiro da cidade. Não era um banco de varejo organizado como os de hoje. As chamadas casas bancárias recebiam dinheiro em conta, descontavam letras, emprestavam a comerciantes, fazendeiros e proprietários e faziam a intermediação entre o Banco do Brasil e clientes que não chegavam diretamente aos grandes bancos.
Souto construiu sua riqueza entre as duas pontas da sociedade carioca. De um lado, recebia as economias de milhares de pessoas, muitas delas pobres ou modestas. Do outro, emprestava grandes quantias aos negociantes mais poderosos da praça. Seu nome funcionava como garantia. A confiança do Rio era parte essencial de seu capital.
Era justamente aí que se escondia o perigo.
O dinheiro depositado por viúvas, empregados, caixeiros, artesãos, pequenos comerciantes e escravos não permanecia parado nos cofres. Era transformado em empréstimos, hipotecas, letras e operações comerciais. Enquanto apenas uma parcela dos clientes pedia o dinheiro de volta, o sistema funcionava. Se todos corressem ao mesmo tempo, não haveria numerário suficiente para atender aos saques. Se isso é ainda é verdade hoje num sistema bancário muito mais evoluído, imagine nesta época.
E esta fragilidade já havia aparecido sete anos antes.
Em 1857, o Diário do Rio viu o primeiro ensaio da tragédia
Em 1857, uma crise financeira internacional trouxe más notícias da Europa e espalhou boatos pelas ruas do Rio. Correu a versão de que a Casa Souto não conseguiria honrar os depósitos. O público foi aos caixas.
O DIÁRIO acompanhou aquela primeira corrida e registrou que Souto pagara cerca de dois mil contos de réis em apenas três dias, enfrentando uma retirada maciça de recursos.Não existe conversão exata entre o dinheiro do Império e o real atual, mas, pela equivalência oficial em ouro adotada naquele período, a quantia corresponderia a aproximadamente 1,64 tonelada do metal — algo em torno de R$ 1,1 bilhão pela cotação de 2026. A cobertura ressaltava que a casa conseguira resistir, que o banqueiro contava com apoio de outras instituições e que entre seus depositantes estava uma multidão de pessoas pouco abastadas.
O jornal não anunciou que a Casa Souto quebraria. Fez praticamente o contrário. Ao mostrar que Souto pagava seus clientes e recebia manifestações de solidariedade dos principais nomes da praça, o Diário ajudou a restaurar a confiança no banqueiro. A corrida terminou e a Casa Souto continuou funcionando por mais sete anos.
Vista daquele momento, a cobertura fazia sentido. Uma corrida causada por boatos pode destruir até uma instituição saudável. Souto demonstrara que tinha dinheiro para pagar e sobrevivera ao ataque.
Vista de hoje, porém, a cena parece quase profética. Em 1857, o Diário do Rio documentou exatamente o mecanismo que derrubaria a Casa Souto em 1864: milhares de pequenos poupadores dependiam da reputação de um único homem, e a casa dependia de que todos eles não exigissem o dinheiro ao mesmo tempo. Foi o ensaio geral da catástrofe.
Um gigante sustentado por dinheiro alheio
As casas bancárias haviam crescido porque o Rio precisava desesperadamente de crédito.
A cidade se expandia, o porto movimentava mercadorias, multiplicavam-se sociedades comerciais, empresas de transporte, armazéns, oficinas e negócios ligados à economia do café. Havia necessidade de mais dinheiro circulando do que o sistema bancário formal conseguia oferecer. As casas particulares ocuparam esse espaço, atraindo recursos tanto de outros bancos quanto da poupança popular.
O dinheiro do operário, do caixeiro e do pequeno comerciante era reunido em grandes montantes e emprestado aos ricos negociantes da Corte.
Uma comissão imperial resumiria depois a diferença entre dois dos maiores banqueiros daquele sistema. A Casa Gomes reunia o “jornal do operário”, as economias da indústria e os resíduos do comércio. A Casa Souto seguiu o exemplo, mas se especializou no crédito pessoal, hipotecário e em operações com prédios urbanos.
A Souto estava, portanto, profundamente ligada à própria transformação física do Rio.
Seu dinheiro circulava por imóveis, armazéns, fazendas, letras comerciais e negócios portuários. O banqueiro não era apenas um homem sentado atrás de um balcão. Era um nó central de uma rede que alcançava da Rua Direita aos trapiches, dos sobrados comerciais às propriedades rurais. Quando esse nó se rompeu, a rede inteira começou a ceder.
A política que apertou o crédito
A falência não pode ser explicada apenas como a aventura irresponsável de um banqueiro. A partir de 1860, o governo imperial procurou restringir emissões, controlar a expansão monetária e devolver ao Banco do Brasil maior centralidade sobre o sistema. A legislação conhecida como Lei dos Entraves impôs limites às instituições financeiras e reduziu a flexibilidade do crédito.
O dinheiro começou a ficar mais caro. As casas bancárias, ao mesmo tempo que competiam com o Banco do Brasil, passaram a depender ainda mais dele. Captavam depósitos do público, obtinham recursos junto aos grandes bancos e os repassavam aos clientes cobrando juros superiores.
A Casa Souto cresceu presa a essa engrenagem. Precisava que os devedores pagassem, que os depositantes mantivessem o dinheiro aplicado e que o Banco do Brasil continuasse renovando sua sustentação.
Quando uma dessas peças falhou, faltou chão. Naquele sábado de setembro, Souto não conseguiu o crédito necessário para manter os pagamentos. Suspendeu as operações. A casa que movimentava recursos superiores a dezenas de milhares de contos de réis estava, de uma hora para outra, sem dinheiro disponível para enfrentar a corrida.
A Rua Direita tomada pelo povo
O pânico não permaneceu diante da Casa Souto.
Quem tinha dinheiro nas outras casas bancárias pensou imediatamente: se a maior caiu, qual será a próxima? As pessoas correram para retirar as economias de estabelecimentos como Gomes & Filhos, Montenegro Lima & Companhia e Oliveira & Bello. Como os bancos não guardavam em espécie todo o dinheiro recebido, a multiplicação dos saques transformou a suspeita em realidade.
Outras casas suspenderam pagamentos. O comércio parou.
As letras deixaram de circular com a confiança habitual. Homens que tinham patrimônio eram incapazes de obter numerário. Papéis que na sexta-feira passavam de mão em mão como dinheiro, no sábado eram examinados com medo.
A crise atingiu o coração da Cidade Velha, mas não ficou limitada a ele. Os escritórios financeiros concentravam-se perto da Rua Direita, enquanto armazéns, unidades produtivas e atividades ligadas ao porto se espalhavam pela região portuária e pela Cidade Nova — justamente áreas onde moravam e trabalhavam livres pobres, libertos e escravos.
O colapso começou nos gabinetes dos banqueiros, mas desceu rapidamente às ruas.
“Crise! Crise! Crise!”
Nove dias depois, em 19 de setembro de 1864, o Diário do Rio publicou uma das mais extraordinárias descrições já feitas do Centro em pânico.
O autor era nosso jovem articulista Machado de Assis – com recém completos 25 anos de idade.
Ainda jovem, mas já dotado daquele olhar que enxergava a sociedade inteira numa sala, numa rua ou numa frase, Machado abriu sua crônica com três palavras:
“Crise! Crise! Crise!”
Ele contou que o grito angustioso fora ouvido “de todos os peitos da população e de todos os ângulos da cidade”. O rosto dos cariocas passara sucessivamente do espanto ao terror e do terror ao desespero.
O espetáculo diante de Machado era o de uma praça paralisada, ruas tomadas por gente, policiais a pé fazendo sentinela e policiais a cavalo realizando correrias. O dinheiro saía dos bancos enquanto os boatos entravam. Havia ilusões pela manhã e decepções à tarde.
O Rio praticamente não falava de outra coisa. A crise, escreveu Machado nas páginas do velho DIÁRIO, era “o último pensamento da noite e o primeiro pensamento da manhã”. Dominava as conversas nas ruas, nos cafés e nos jornais. Boatos nasciam a cada meia hora e eram repetidos com absoluta convicção.
Até os teatros fecharam. A vida cultural da Corte, acostumada a prosseguir entre epidemias, crises políticas e disputas ministeriais, curvou-se diante do desaparecimento do crédito. A apresentação de Emília das Neves, uma das grandes atrizes daquele tempo, deixou de ocorrer por causa da comoção financeira.
O dinheiro conseguiu silenciar até o palco.
O Diário do Rio pediu que o governo arrombasse a porta
A crônica de Machado não se limitou a descrever o caos. Ela tomou posição.
Naqueles dias, discutia-se se o governo imperial deveria respeitar rigorosamente as regras monetárias e comerciais ou adotar medidas extraordinárias para salvar a praça. Machado comparou a situação a um homem preso num cômodo em chamas.
Do lado de fora, o socorrista se recusava a arrombar a porta porque, em condições normais, portas deveriam ser abertas com chaves. Enquanto experimentava uma chave após outra, o incêndio crescia. O homem preso acabou morrendo e a casa foi reduzida a cinzas.
A conclusão de Machado era clara: em momentos normais, abre-se a porta com a chave; diante de um incêndio, arromba-se.
“Era o caso da crise comercial.”
O Diário do Rio defendia que o governo abandonasse temporariamente a ortodoxia, interviesse e impedisse que o incêndio financeiro destruísse o restante da economia. Machado comemorou quando, pressionado pela imprensa e aconselhado pelo Conselho de Estado, o governo adotou o que chamou de “meio extraordinário do arrombamento”.
Há aqui uma diferença importante. O DIÁRIO não avisara, antes de 10 de setembro, que a Casa Souto quebraria. Mas, consumada a falência, percebeu rapidamente que não se tratava apenas do problema particular de um banqueiro. Era uma ameaça ao comércio, à poupança e à própria estabilidade da capital.
E exigiu uma resposta proporcional ao desastre.
O governo imperial abandona a cautela
O Império reagiu com medidas de emergência.
Prorrogou vencimentos, flexibilizou obrigações, ampliou a circulação monetária e criou um regime especial para a liquidação das casas bancárias. Em 20 de setembro, dez dias após o fechamento da Souto, um decreto estabeleceu regras excepcionais para aquelas falências.
Na prática, o governo reconheceu que o sistema não poderia ser tratado como uma simples disputa entre credores e devedores.
Havia milhares de pessoas envolvidas. Havia relações cruzadas entre bancos, casas comerciais, proprietários e fazendeiros. Havia risco de que a falta de dinheiro paralisasse o comércio e produzisse uma onda ainda maior de quebras.
O Império, que passara os anos anteriores tentando controlar o crédito, foi obrigado a expandi-lo para impedir o colapso. Era exatamente o arrombamento defendido pelo Diário do Rio.
Não eram apenas barões e grandes negociantes
A imagem de uma crise restrita a banqueiros de casaca esconde sua face mais dolorosa.
As quatro principais casas atingidas — Souto, Gomes & Filhos, Montenegro Lima & Companhia e Oliveira & Bello — reuniam grande quantidade de contas pequenas. A maior parte dos clientes não possuía fortunas. Eram pessoas que depositavam quantias modestas, mas que poderiam representar a economia de muitos anos.
Entre os credores havia até escravos. Escravos urbanos conseguiam acumular dinheiro por meio de trabalhos de ganho, gratificações e pequenos negócios tolerados pelos senhores. Alguns juntavam recursos para comprar a própria alforria ou a liberdade de parentes.
Quando a Casa Souto quebrou, esses depósitos ficaram presos na liquidação. Para um grande negociante, a perda podia representar parte de uma fortuna. Para um escravo, podia significar perder a liberdade que já estava quase ao alcance das mãos.
A crise expôs uma engrenagem cruel: o dinheiro acumulado pelos mais pobres, inclusive por homens e mulheres mantidos em cativeiro, ajudava a financiar o crédito concedido aos negociantes mais ricos da capital. Quando a estrutura ruiu, os pequenos credores tinham menos força para negociar e menos condições de suportar a demora.
A cidade onde tudo aconteceu
Quem caminha hoje pela Rua Primeiro de Março dificilmente percebe que atravessa o cenário de uma corrida bancária.
A rua continua levando da região da Candelária à Praça XV. Continuam ali igrejas, fachadas antigas, repartições e marcas do período em que aquele pequeno trecho era o centro político, religioso e financeiro do país.
A geografia ajuda a compreender a dimensão da crise. A Casa Souto ficava na Rua Direita. A poucos minutos estavam o Banco do Brasil, a Praça do Comércio e a Alfândega. A Rua do Ouvidor era um dos principais corredores da vida social e comercial. A Igreja da Lapa dos Mercadores era frequentada pela comunidade que vivia de negócios. A Candelária dava nome à freguesia que reunia grande parte das casas comerciais atingidas.
Não foi um desastre abstrato ocorrido em “algum lugar do Império”.
A crise aconteceu naquele pedaço do Centro que ainda pode ser percorrido a pé.
É possível sair da Candelária, seguir pela Primeiro de Março, passar diante das igrejas, alcançar a Rua do Ouvidor, entrar na Travessa do Comércio e chegar à Praça XV em poucos minutos.
Em setembro de 1864, esse mesmo percurso era feito por homens carregando letras sem valor, depositantes desesperados, policiais chamados para conter a multidão e mensageiros levando de uma casa bancária a outra as últimas notícias — verdadeiras ou falsas.
E ninguém apedrejou Souto
Há um detalhe surpreendente na crônica de Machado.
Apesar do pânico, dos prejuízos e da multidão que se acumulava diante das casas, ele observou que não se articulavam acusações pessoais contra o estabelecimento cuja quebra dera início à crise.
“Também as ovações do infortúnio têm os seus apedrejadores”, escreveu, mas naquele momento ninguém parecia disposto a apedrejar Souto.
A reputação construída durante décadas ainda o protegia.
Isso talvez explique por que o banqueiro não entrou para a memória popular simplesmente como um vigarista. Sua casa era imprudente, estava excessivamente alavancada e dependia perigosamente do crédito do Banco do Brasil. Mas a crise também era sistêmica, agravada pela política monetária, pelo encarecimento do dinheiro e pela fragilidade de toda a rede financeira.
Souto perdeu a fortuna que acumulara e parte de seus bens foi destinada ao pagamento de dívidas. Não morreu como o grande potentado que fora, mas tampouco há evidência de que tenha terminado os dias na miséria absoluta.
Morreu em 1880, muito longe do poder que tivera sobre o dinheiro da Corte, mas com parte da reputação pessoal preservada.
Uma crise que entrou para a música e para o vocabulário do Rio
A quebra foi tão grande que escapou dos relatórios e dos balanços.
Entrou nos lundus, nos versos, nas sátiras e nas conversas populares. A palavra “crise” passou a ecoar nos palcos e nas ruas. Compositores transformaram o desastre financeiro em humor, música e crítica social. A cidade tentava rir do que ainda não conseguia compreender completamente.
Também destruiu projetos particulares.
O ator negro Martinho Corrêa Vasques, por exemplo, havia acumulado economias e pretendia viver do dinheiro guardado. Seu pecúlio estava depositado na Casa Souto. A perda o teria obrigado a voltar aos palcos.
Assim, a crise alterou destinos muito além das mesas dos banqueiros.
O Rio jamais voltou a olhar os bancos da mesma maneira
A quebra da Casa Souto mostrou ao governo que a confiança pública não podia ficar inteiramente entregue à reputação pessoal de banqueiros particulares.
A crise fortaleceu a ideia de instituições de poupança mais controladas pelo Estado, ampliou a intervenção oficial e mudou o debate sobre o papel do Banco do Brasil. Também revelou a necessidade de um mecanismo capaz de socorrer o sistema quando a falta de liquidez ameaçasse derrubar instituições que, isoladamente, poderiam até possuir patrimônio, mas não tinham dinheiro imediato para pagar todos os clientes.
Em linguagem moderna, o Império descobriu da pior maneira a necessidade de um emprestador de última instância.
Descobriu também que uma crise financeira não respeita paredes.
Começa no escritório do banqueiro, passa pelos caixas, alcança as lojas, interrompe o porto, fecha o teatro, reduz o emprego, atinge o preço dos alimentos e entra nas casas de quem jamais participou de uma grande operação comercial.
O Diário estava lá — e volta agora às próprias páginas
Há 169 anos, o Diário do Rio registrou a primeira corrida contra a Casa Souto e ajudou a acalmar os depositantes.
Há 162 anos, pelas palavras de Machado de Assis, mostrou uma cidade sufocada por boatos, policiais, multidões e medo. Defendeu que o governo deixasse de procurar a chave perfeita e arrombasse a porta antes que o incêndio consumisse tudo.
Hoje, o Diário volta às próprias páginas para reconstruir aqueles dias.
Não porque a história se repita exatamente, mas porque o Centro continua guardando, sob fachadas, esquinas e calçadas diariamente atravessadas por milhares de cariocas, acontecimentos que mudaram o Brasil.
A falência da Casa Souto não foi apenas uma crise bancária.
Foi a manhã em que o Rio descobriu que a fortuna de seus homens mais poderosos, a liberdade sonhada por seus escravos, a sobrevivência de seus comerciantes e a tranquilidade de suas ruas dependiam de uma coisa que não podia ser vista, tocada ou guardada num cofre:
a confiança.
Quando ela desapareceu, o dinheiro desapareceu junto.
E o coração financeiro do Império, por alguns dias, deixou de bater.
BOX | O que o Diário do Rio publicou sobre a crise
1857 — o primeiro pânico
O Diário registrou uma corrida de depositantes à Casa Souto provocada por boatos e pela crise internacional. O jornal destacou que Souto pagou cerca de dois mil contos em três dias e resistiu aos saques. A cobertura ajudou a mostrar solidez e a recompor a confiança no banqueiro.
10 de setembro de 1864 — a quebra
A Casa Souto suspendeu os pagamentos. A notícia se espalhou rapidamente e uma multidão tomou a Rua Direita para tentar retirar depósitos e descontar letras.
19 de setembro de 1864 — Machado de Assis
Em sua crônica Ao Acaso, Machado descreveu ruas cheias, polícia a pé e a cavalo, boatos, desmentidos e uma população que passava do espanto ao desespero. Defendeu medidas extraordinárias do governo para impedir que a crise destruísse toda a praça.
O Diário avisou?
Não exatamente. Em 1857, o jornal acreditou na solidez de Souto e ajudou a acalmar o público. Mas registrou, sete anos antes da falência, o mecanismo que acabaria destruindo a casa: uma corrida simultânea de milhares de pequenos depositantes.
















































































































